Níveis de ensino



Ensino Fundamental

1.º ao 4.º ano

A proposta pedagógica deste segmento considera a importância da contextualização e da relação entre a teoria e a prática. Envolve a problematização dos conteúdos escolares, o desenvolvimento de projetos de trabalho, a pesquisa e a investigação. Desse modo, prioriza a integração entre as áreas, relacionando os diversos saberes que compõem o conhecimento escolar. Outro aspecto importante é a educação para o pluralismo como princípio ativo de enriquecimento cultural e cívico.

Nas séries iniciais do Ensino Fundamental (1.º ao 4.º ano) são trabalhadas pela professora regente, de modo integrado, as seguintes áreas de conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia e História. As áreas trabalhadas pelos professores com formação específica são: Língua Estrangeira Moderna, Ensino Religioso, Educação Física e Educação Artística.

A carga horária diária, de 1.º ao 4.º ano, é de 4h20min, computados em 200 (duzentos) dias letivos em 800 (oitocentas) horas.

Quanto à avaliação da aprendizagem no 1.º ano do Ensino Fundamental de nove anos o colégio São Luiz opta pela avaliação formativa, assumindo como princípios a aprendizagem de qualidade, a avaliação processual, diagnóstica, participativa.

No 1.º ano do Ensino Fundamental de nove anos de duração o processo de avaliação dará continuidade ao já adotado na Educação Infantil. Esse processo tem como principal instrumento de avaliação a observação sistemática das crianças pelo professor. Além da observação, utilizam-se como instrumento de avaliação os registros realizados pelos alunos.

O registro dessa avaliação é repassado aos pais, trimestralmente por meio dos relatórios de avaliação. Esses relatórios apresentam uma síntese do desenvolvimento da criança nas áreas cognitiva, psicomotora e socioafetiva, não tendo o caráter de classificação, seleção ou retenção na série.

Para alunos de 2.º ao 4.º ano, a avaliação, em todas as áreas de conhecimento, tem como objetivo a verificação das aprendizagens consolidadas pelo aluno (desenvolvimento real), contribuindo para a retroalimentação do processo pedagógico. Esta se dá por meio da avaliação processual e da avaliação agendada em calendário (prova), sendo os resultados expressos em notas que podem variar de 0,0 (zero) a 10,0 (dez).

5.º ano ao 8.º ano

Todas as áreas do conhecimento do Ensino Fundamental II são trabalhadas por professores com habilitação específica, conforme a legislação vigente. A matriz curricular desse segmento compreende as áreas de: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Artes, Inglês, Ensino Religioso, Filosofia e Empreendedorismo.

A carga horária de 5.º ano ao 8.º ano compreende 25 horas-aulas semanais, sendo divididas em 5 aulas diárias de 50 minutos.

Avaliação

O processo de avaliação se dá por meio de avaliações escritas (contextualizadas ou tematizadas) aplicadas sempre na primeira aula da 4.ª feira, conforme calendário escolar. Além das avaliações previstas em calendário, há as avaliações processuais, contemplando trabalhos feitos em sala, como: projetos interdisciplinares, aulas de informática, laboratório de ciências, aula de campo, etc.

As notas parciais obtidas, com a aplicação dos diferentes instrumentos de avaliação, são disponibilizadas na internet, em ambiente restrito aos alunos e responsável, assim que o professor efetuar a correção, sendo que as médias são disponibilizadas ao final de cada trimestre.

Recuperação

A recuperação se dá de forma imediata, em sala, sempre que o professor perceber quaisquer dificuldades dos alunos. Ocorre também de forma paralela, no contraturno, em Língua Portuguesa e Matemática, sem custos adicionais, ocasião em que o aluno convocado receberá auxílio extra, objetivando sanar as dificuldades que originaram o baixo rendimento em sala.

Ao final do trimestre, o aluno com rendimento abaixo da 7,0 será convocado para a recuperação periódica, ocasião em que poderá recuperar a nota por meio de avaliações previstas em calendário escolar.

Se, ao final do ano letivo, o aluno não tiver alcançado a média anual mínima 7,0 será submetido à recuperação final de estudos, ocasião em que realizará avaliações por meio das quais serão cobrados os principais critérios de avaliações do ano letivo.

Horário das aulas

Matutino - 07h20min às 11h50min

Vespertino (1º ao 4º ano) - 13h30min às 18h

Contato

Endereço

Rua Padre Gattone, 112 - Centro

CEP 88350-350 - Brusque - SC

Telefone: (47) 3351.1200


Envie sua crítica, dúvida ou
sugestão, por meio de nosso
Formulário de contato.

Como chegar

Redes Sociais

Escola Associada

  • Logo Unesco - Parceiro